Bob Marley e a sua passada por esse mundo! Quais foram seus feitos?

Olhando para a breve história de Bob Marley, descobrimos que ele nasceu em 6 de fevereiro de 1945,  na Jamaica. Chamava-se Robert Nesta Marley. O pai era conhecido como Norval Marley e a mãe Cedella Booker. Norval era um Jamaicano de grande ascendência inglesa enquanto a esposa, Cedella era apenas uma adolescente negra. No entanto, Norval deixou Cedella e Bob Marley em Kingstone, Jamaica. Norval morreu em 1995, tendo visto seu filho apenas uma vez. Isso levou Cedella a criar apenas Marley.

Bob Marley sabia claramente o que queria na vida. Antes de seu décimo oitavo aniversário, ele já havia se aventurado na carreira de cantor com seus três amigos, Bunny, Tosh e peter. Eles formaram o grupo conhecido como The Wailers em 1963. Aos 21 anos, Marley se casou com Rita Marley em fevereiro de 1966. Foi deste casamento que Bob Marley foi apresentado aos famosos Rastafarianos.

Em 1969, Bob junto com seus três amigos, Bunny, Tosh e Peter abraçaram o rastafarianismo. Rastafarianismo, como eles acreditam, é uma religião na qual Deus é referido como Jah. A religião defendia o fumo de erva e o socialismo. A banda, Wailers foi em frente para fazer algumas das melhores colaborações com pessoas como Lee Scratch Perry, produzindo faixas finas como Soul Rebel, Small Axe, 400 anos, e Duppy Conqueror.

No entanto, as coisas não funcionaram claramente desde que Lee vendeu os álbuns para a Inglaterra alegando que eles eram Seus, a colaboração acabou amargamente. Desconhecido para a banda Wailers, a venda de sua música por Lee trouxe suas músicas para a ribalta. Eles acabaram assinando para Chris Blackwell da Islands records.

Os Seus Álbuns

Seu primeiro álbum sob Blackwell foi conhecido como Catch a fire. Mais tarde foi seguido pelo segundo álbum “Burnin”. O segundo álbum consistia de sucessos como”Get Up Stand Up”. A outra canção, “I Shot a Sheriff”, chegou ao topo das paradas musicais nos Estados Unidos da América. Apesar desta conquista, a banda se separou como Tosh e Peter foram trabalhar em suas carreiras solo. Esta separação levou à formação da banda Bob e Wailers, que contou com a esposa de Marley como uma cantora de apoio. Durante este período, eles produziram alguns álbuns inovadores, como Rastaman Vibration e Natty Dread.

Em 1976, a Jamaica experimentou violência política. Foi durante este tempo que um assassinato foi tentado em Bob Marley. Devido à insegurança, Marley deixou a Jamaica para a Inglaterra por um período de dois anos. Durante sua estadia na Inglaterra, ele produziu o álbum “Exodu”. O álbum ficou no topo das paradas britânicas por 56 semanas. Ele também produziu outro álbum de sucesso que era conhecido como “Kaya”. Devido ao seu sucesso musical, a música Reggae foi gradualmente introduzida na cultura ocidental.