Como economizar nas compras com o cartão material escolar 2021

O cartão material escolar 2021 permite que famílias de baixa renda consigam garantir a compra dos itens básicos para que as crianças e adolescentes acompanhem o ano letivo da melhor maneira possível. 

As listas de material escolar contam com alguns itens mais comuns, que não podem faltar, como cadernos e mochilas. Mesmo assim, com os produtos básicos para comprar com o cartão material escolar 2021, existem algumas dicas para economizar na hora de gastar a renda. 

Essas sugestões vão além de encontrar o preço mais baixo em lojas. Elas garantem que você vai ser um consumidor consciente e que sabe de que forma está gastando o dinheiro proveniente do cartão material escolar 2021 com cautela e segurança. 

Fique de olho no Procon do seu estado

 

Na época de compra do material escolar, por volta dos meses de dezembro e janeiro, é comum que o Procon de vários estados façam levantamentos em todos os tipos de estabelecimentos (papelarias, mercados e atacados) sobre a média de preços de itens requisitados pelas escolas. 

Nessas pesquisas, o órgão de defesa do consumidor consegue analisar em quais locais os preços estão mais altos e até mesmo abusivos.  Em alguns casos, a variação dos valores é maior do que 100%. 

Ao fazer as compras com o cartão material escolar 2021, você pode seguir o levantamento do Procon do seu estado, fazer uma pesquisa mais abrangente e, se encontrar valores muito acima da média, denunciar o comércio. 

Compre em grupos

 

Se unir com famílias de colegas da escola ou familiares, por exemplo, é uma maneira de economizar nas compras com o cartão material escolar 2021. Ao comprar em quantidade, os pais e responsáveis conseguem mais desconto e condições de pagamento melhores. 

Uma sugestão é sugerir para a própria escola que monte um grupo com pessoas interessadas em se unir, para fazer a compra em atacados. Ao invés de comprar dez lápis embalados individualmente, todas os envolvidos podem comprar um pacote do produto e dividir entre os estudantes.

Outro benefício dessa estratégia é que vários alunos vão ter o mesmo material, o que diminui os riscos de comparação entre as crianças ou até mesmo de bullying. 

Cuide e ensine cuidados com o material escolar 

Ao fazer as compras, pense no futuro que os produtos vão ter. Principalmente nos casos de itens de maior duração, como mochilas. As vezes é interessante gastar um pouco mais em um objeto de maior qualidade para que ele dure por mais tempo. 

No caso de livros, mesmo que eles sejam de sebos (o que é uma ótima dica, já que são mais baratos), incentive o seu filho a cuidar do material e não riscá-lo ou jogá-lo no chão. Dessa forma ele pode ser utilizado por outros membros da família, quem sabe um irmão ou primo mais novo, ou vendido novamente depois do uso. 

Os cadernos também podem ser reutilizados. As folhas usadas podem ser jogadas fora; ou as que ainda estiverem em branco podem ser destacadas e colocadas em um fichário.