Porque o Bob’s é brasileiro e o Bob é dos EUA?

Todos os brasileiros conhecem Bob’s burger, mas poucos podem saber que o proprietário, Robert “Bob” Falkenburg, nasceu nos EUA e encontrou sucesso não no campo de comida, mas no campo de tênis. Pouco antes de uma vitória de 1948 em Wimbledon, ele se casou com uma carioca e em 1950, eles se mudaram para o Rio de Janeiro para viver.

Um ano depois, ele abriu Falkenburg Sorveteria e, assim, introduziu sorvete no Brasil. Em 1952, a loja de gelados tornou-se a de Bob, tornando o ex-campeão de tênis um homem muito rico. Na época, tinha uma única localização em Copacabana e servia hambúrgueres, cachorros quentes e batidos, rapidamente se tornando o local favorito de diplomatas e artistas. Hoje, existem 600 locais em 4 países (Chile, Portugal e Angola são os outros três). A nível nacional, o Bob’s ficou em segundo lugar, logo atrás do McDonalds.

É interessante destacar um paralelo não intencional entre a primeira carreira de Falkenburg e a segunda. Quando ele se aposentou do tênis depois de sua grande vitória, foi devido a problemas respiratórios de longa data, no entanto, pode-se concluir que tais problemas podem ser anormalmente induzidos como resultado de comer muito fast-food. Pergunte a qualquer residente do Rio, porém, e eles lhe dirão que o item que mais pedem é o batido Ovaltine (também conhecido como Ovomaltine), e não tanto a comida real.

Além de sucessos dentro e fora da corte, ele pode reivindicar o título de três vezes campeão de golfe Brasileiro. Em meados da década de 1970, ele vendeu a cadeia de hambúrgueres e se aposentou em Los Angeles, Califórnia, onde ainda reside aos oitenta e cinco anos.