Deve já ter ouvido: não se preocupe com as coisas pequenas. Isso pode ser verdade em alguns aspectos da vida – mas por e-mail, se preocupar com as coisas pequenas é exatamente o que você deveria estar fazendo.
Por que precisamos de etiqueta por e-mail?
Pesquisas mostram que cometer erros afeta seriamente a forma como as pessoas te vêem. Em um estudo, os participantes que leram um e-mail com erros gramaticais pensaram que o escritor era menos consciencioso, inteligente e confiável do que aqueles que leem o mesmo e-mail sem erros.
Em um experimento separado, as pessoas que se candidataram a financiamento eram menos propensas a ser financiadas e recebiam termos menos favoráveis quando seus pedidos de empréstimo tinham erros ortográficos.
Isto não deve ser muito surpreendente. Se você ler um e-mail cheio de erros, provavelmente pensas uma entre as duas coisas:
- O remetente não sabe ortografia básica e gramática
- O remetente não se importava o suficiente com esta mensagem para a rever antes de enviar
Nenhum dos dois é bom para a relação. Assim, para evitar que essas conclusões erradas caiam sobre você, aqui estão as algumas dicas de etiqueta de e-mail que todos os profissionais (especialmente os que enfrentam o cliente) devem saber e seguir.
Regras de etiqueta de Email ditam o que é apropriado e o que não é quando você está enviando uma mensagem para uma perspectiva, parceiro de negócios, colega de trabalho, gerente ou conhecido. Ajudam-te a evitar falhas de comunicação e erros. Quer se certificar de que sua etiqueta de email atende aos padrões modernos?
Você ainda não conhece bem a sua perspectiva após uma chamada de descoberta, então é melhor manter a sua linha de assunto descritivo e sua saudação formal. No exemplo acima, você os lembrou de sua conversa anterior e manteve as coisas pessoais e amigáveis.
Você confirmou a sua reunião agendada e enviou a agenda arrumada em anexo, para que não se perca lá em baixo, por isso, é sempre indicado que revise novamente antes de clicar no botão de “enviar” de uma vez.