Farmácia ainda é o melhor lugar para adquirir remédios no Brasil

Cerca de 60 prescrições por dia (10% do total) são preparadas extemporaneamente no Brasil.  Isso é incomum visto que em muitos outros países, a maioria dos itens distribuídos são medicamentos preparados. Quem recebe uma receita por meio do Sistema Único de Saúde pode tentar obtê-lo dentro do próprio postinho ou por preços subsidiados em outras redes de farmácias, desde que a prescrição seja um remédio da Farmácia Popular. 

Se um médico prescreve um medicamento de marca, Este é o que deve ser dispensado, mas se um medicamento genérico é prescrito, este pode ser feito de forma extemporânea. Assim, uma prescrição para omeprazol 20mg, por exemplo, pode ser dispensada extemporaneamente. Os pontos fortes também podem ser manipulados. O pagamento à farmácia para cada item dispensado extemporaneamente é de cerca de R$ 10.00 – para obtê-lo com desconto pelo programa farmácia popular é preciso apresentar identificação, receita médica e o cartão do SUS. 

Cuidados farmacêuticos

Os farmacêuticos comunitários no Brasil atuam principalmente como estabelecimentos comerciais, embora haja algumas exceções, como a primeira farmácia que visitei, que também ofereceu um serviço de imunização liderado por enfermeiros. No entanto, o Conselho Federal de Farmacêuticos desenvolveu um novo modelo de farmácia comunitária, no qual as farmácias devem ser incentivadas a tornarem-se centros de cuidados de saúde e irão realizar campanhas de educação sanitária, imunização, etc. À semelhança do Reino Unido, a intenção é que os farmacêuticos pratiquem cuidados Farmacêuticos com programas de controlo da diabetes, da hipertensão e de outras doenças e, consequentemente, estão a ser concebidos novos programas de formação para os farmacêuticos, tanto a nível de graduação como de pós-graduação.

Em março deste ano, o ministro da saúde do Brasil incluiu pela primeira vez os Serviços de farmácia em uma nova lei de saúde primária e alocou fundos para a assistência farmacêutica. Espera-se que isso resulte no uso mais racional de medicamentos (o uso desnecessário de medicamentos é elevado no Brasil) e melhore o atendimento ao paciente através da concordância e uso mais seguro de medicamentos.

Os farmacêuticos no Brasil enfrentam enormes desafios. Em todos os países haverá exemplos de boas práticas que ajudarão a mudar e a conduzir os cuidados farmacêutico e melhor acesso aos medicamentos básicos por parte da população brasileira.