Como manter o foco na hora do Exame Nacional do Ensino Médio

O Enem 2020 está cada vez mais próximo e com ele as preocupações dos candidatos que tentarão boas pontuações para conseguir uma bolsa na universidade.

Um dos motivos que tem eliminado pessoas ja no começo do Exame, é o atraso e a indisposição. Ja que com muitas coisa na cabeça a pessoa acaba atropelando boa parto de que deve ser feito e acontecem coisa como:

Jantar mal

Dormir mal

Falta de concentração

Entendimento da questão

Assegurar o conforto físico

Uma das técnicas mais simples para se preparar para um longo período de concentração sustentada é certificar-se de que você cuidou de seu corpo. Certifique-se de ter uma noite de sono completa, comer um café da manhã adequado, manter uma boa postura, usar camadas, e trazer uma garrafa de água junto. Assim, terá energia suficiente para o teste e é menos provável que se distraia com dores de fome ou temperaturas desconfortáveis na sala de testes.

Orienta-te

Tome os dois primeiros minutos para olhar através do teste completamente. Observe quais tópicos são abordados, que tipo de perguntas você precisa responder, e como o teste está estruturado—ele é dividido em seções? Há alguma composição? Este passo irá dizer-lhe o que esperar e ajudá-lo a gerir o seu tempo sabiamente.

Dividir e conquistar

Não importa como o teste está estruturado, encontre uma maneira de quebrar o teste em seções. Por exemplo, você pode quebrar um teste com 50 perguntas de escolha múltipla em cinco partes de 10 perguntas cada, ou um teste de ensaio em parágrafos. Em seguida, estimar quanto tempo cada seção levará, e planejar um intervalo de um minuto entre cada seção. Abordar cada secção uma de cada vez e tentar pensar sobre isso em termos de segmentos menores, em vez de tudo.