O que significa sonhar com a água (interpretação dos sonhos)

A água geralmente aparece nos sonhos e é frequentemente um reflexo de nossos sentimentos. Por exemplo, você pode sonhar em ficar preso na água (emoções presas), ou sobre o grande oceano que pode ser um monte de sentimentos. Ou que tal o “rio da vida”? A água também pode ser simplesmente um reflexo do nosso inconsciente.

Água como emoções.

A água é essencial para a vida humana e nós somos nutridos por ela. Nossas emoções consistem em um elemento forte de nosso bem-estar mental, e as emoções podem, portanto, “nutrir” (e incomodar) nosso estado mental. Quando sonhamos com água aprisionada, pode ser sobre emoções presas. Uma mulher sonhou, por exemplo, que ela e o marido circulavam por uma paisagem de montanha congelada (isto é, com neve e gelo). Foi sobre como o relacionamento com o marido foi congelado no gelo. Da mesma forma, também podemos sonhar que nos afogamos – somos dominados por sentimentos (ou inconscientes), e talvez devêssemos, portanto, dar uma boa olhada no pensamentos e sentimentos que nos preenchem e nos dominam. Embora eu sonhasse uma vez que estava dirigindo, e quando saí na estrada, fui inundado por uma enorme onda de maré – e meu carro e eu quase nos afogamos. Os carros são muitas vezes um reflexo do nosso corpo, e para mim foi, na época, sem dúvida, que eu estava ocupado demais com muitas coisas (trabalho / carreira), com consequências para minha alma e corpo. Meu sonho me dizia que era hora de desacelerar; Eu estava prestes a me afogar.

Água como reflexo do nosso inconsciente.

A vida surgiu do mar. E o mar, o vasto oceano infinito, pode nos sonhos também ser uma imagem de enormes forças psicológicas (inconscientes). Seguindo o pensamento de Jung sobre o inconsciente pessoal e coletivo, o mar é frequentemente visto como o grande inconsciente coletivo. Em outras palavras, o que todos nós temos em nosso inconsciente, herdado de nossos ancestrais. Água confinada – como uma piscina, certamente será um reflexo do nosso inconsciente pessoal – em outras palavras, o que vivenciamos em nossas vidas e o que temos conosco ao longo da vida. Os sonhos serão capazes de trazer essas experiências de vida pessoal para nossa consciência. Um homem sonhou uma noite sobre uma baía (“aprisionada” de água em conexão com o mar), na qual muitos cigarros flutuavam. A água estava tão poluída por esses cigarros, e seu primeiro instinto foi como sua mãe – que fumava muito – havia “contaminado” sua criação. Não porque ela fumava, mas mais em relação ao seu comportamento prejudicial para com ele. Os cigarros o fizeram pensar em sua mãe.

Da mesma forma, uma vez eu sonhei com um peixe gigante e muito colorido que estava em uma doca lamacenta e ofegou. Eu o vi como meu “peixe criativo” – uma imagem de uma grande musicalidade que eu tinha em mim, mas que não sobreviveu. Hoje penso que provavelmente era uma imagem de uma espiritualidade / alma quase morta, como quando um peixe é muitas vezes um símbolo do espiritual (Jesus é por vezes representado com um peixe baseado na história bíblica na qual Jesus milagrosamente produzia peixe e pão aos famintos). Além disso, mais tarde sonhei que os peixes criativos nadavam livremente e corajosamente pelo vasto mar – muito depois de eu ter começado a tocar bateria e cantar, e especialmente depois que comecei uma jornada mais espiritual / mental. Portanto, pode ser muito interessante ver o que está nadando / flutuando em nosso inconsciente pessoal (e coletivo).

Finalmente, o ” rio da vida”é uma imagem de sonho frequente. O rio é uma figura da direção que temos em nossas vidas – se nos permitirmos seguir esse caminho interior de poder / vida e não lutar contra ele. Isso é um pouco como “seguir o fluxo em nossas vidas”, o que às vezes é a coisa certa ou a coisa errada a se fazer. Da mesma forma, pode-se também sonhar que o rio faz uma enorme rachadura (uma mudança brusca de direção na vida), ou pode ser dividido em dois: você enfrenta uma escolha crucial em sua vida. Eu mesmo sonhei que passivamente me deixei levar pelo fluxo de um grande rio, mas de repente tive o instinto de querer ir à terra e ver o que havia ali. Em outras palavras, eu não apenas deixei a vida “se afastar de mim”. É completamente individual como você se relacionará com isso; você vai com o fluxo – ou “vai contra isso”?